Estão abertas as inscrições para diversas olimpíadas do conhecimento. A participação de estudantes e professores da rede estadual de ensino nessas atividades é estimulada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa Bahia Olímpica. Em 2022, foi registrada a participação de mais de 1,2 milhão de estudantes baianos, em 30 olimpíadas.
A coordenadora do Bahia Olímpica, Shirley Costa, falou que as expectativas são as melhores para 2023 e as unidades escolares já estão mobilizadas. “As escolas públicas estaduais e municipais entenderam a importância de inserir as Olimpíadas do Conhecimento no calendário letivo e isso trouxe resultados positivos no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de competências essenciais para a formação científica dos estudantes”.
A Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) está com inscrições abertas para a sua 19ª edição, até o dia 10 de março, através do endereço https://bit.ly/3SYBFL1. A OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia.
A 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também está com inscrições abertas, através do endereço https://bit.ly/3Zq3pKR, até 27 de abril. Para participar, os interessados devem compor equipes com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
As escolas públicas e privadas interessadas em participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) devem fazer as suas inscrições até o dia 17 de março, pelo endereço https://bit.ly/3IZQIj0. Podem participar da olimpíada estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Já a Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU) também está com inscrições abertas para a sua 39ª edição, até o dia 6 de abril, por meio do endereço https://bit.ly/3Jj0kXp. Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada será realizada em equipes formadas por três estudantes e um professor responsável.
Foto: Pedro Moraes/ Ilustrativa