Educação financeira será ampliada na rede estadual de ensino

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu uma live, nesta quarta-feira (16), com membros do Banco Central do Brasil, para debater estratégias de inserção do Programa Aprender Valor,  desenvolvido com o objetivo de instrumentalizar as escolas para o ensino da Educação Financeira.  O programa, que já está disponibilizado para turmas do Ensino Fundamental II, será tema eletivo no currículo do novo Ensino Médio e  integrará a proposta curricular das escolas em tempo integral.

Assista aqui: https://bit.ly/3u5XgVQ

Citando os educadores Anísio Teixeira e John Dewey, o subsecretário da Educação, Danilo Melo, falou que a educação não pode ser a preparação para a vida e sim a própria vida. “Estamos dialogando sobre jovens estudantes que estão em processo de inserção e começo da vida adulta, incluindo o mundo do trabalho, financeiro e dos negócios. Tivemos uma discussão sobre como compreender, pensar e incluir a Educação Financeira nas unidades escolares. Debatendo essa temática, estamos também trazendo para a pauta o diálogo sobre carreiras, sustentabilidade e o pensar no comportamento, de maneira a construir o futuro do indivíduo como protagonista da sua própria história”.

Para João Evangelista, especialista da Divisão de Educação Financeira do Banco Central do Brasil, o maior benefício da temática nas redes de ensino é o empoderamento oferecido aos estudantes para que possam lidar com seus recursos com autonomia. “Entendemos o programa Aprender Valor como uma forma de encarar a Educação Financeira como um processo de empoderamento do indivíduo para a tomada de decisões financeiras conscientes, autônomas e responsáveis. Nossas decisões precisam de um processo de amadurecimento e isso precisa começar cedo”.

A live, apresentada pelo técnico pedagógico da SEC, José Lima, teve a participação, também, do coordenador da Educação de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa, e dos membros do Banco Central: Luís Mansur, chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira; Priscila Furtado, gerente do programa Aprender Valor; e Melissa Moraes, chefe da Divisão de Educação Financeira do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira.

Foto: Divulgação