Secretaria da Educação do Estado abre inscrições para encontro que simula reunião de comitês da ONU

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Instituto DiploMUN e a ONG Educando, abre inscrições gratuitas, nesta quarta-feira (6), a partir das 18h, para a Bahia Model United Nations (BaMUN). A atividade é uma simulação inspirada nas reuniões dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), através dos quais estudantes da rede estadual do Ensino Médio, incluindo os dos cursos técnicos, terão a oportunidade de debater problemas globais, representando diplomatas de países no posicionamento oficial da delegação.


A inscrições serão realizadas pelo formulário Google, disponível na biografia do Instagram @lideresbaianos. No total, serão 90 vagas, sendo 11 destinadas para estudantes com deficiência, 11 para indígenas, 11 para quilombolas e três para estudantes de Escolas Família Agrária (EFAS). A participação será confirmada por ordem de inscrição até o preenchimento das vagas. A simulação irá ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e os participantes terão hospedagem, alimentação e transporte disponibilizados pela SEC.


Simulação da ONU – Desenvolvida no país pelo Instituto DiploMUN, com sede em Salvador, a ação visa democratizar e ampliar o acesso às simulações da ONU e a diplomacia no ensino brasileiro, organizando e promovendo simulações presenciais e on-line, sempre de maneira voluntária, para garantir a participação de estudantes dos mais diversos cenários socieconômicos. A ação já impacta 13 mil jovens de 25 estados do Brasil e 15 países do mundo.


Para este encontro com estudantes da rede estadual serão desenvolvidos quatro comitês:  “O jogo de interesses: negociações da vacina contra o COVID 19” (OMS); “Guerra Civil Coreana” (Gabinete de Guerra); “A Emergência Climática Global” (G20); e “Revolução Francesa: Assembleia Geral dos Três Estados (Comitê Histórico).


A Harvard Model United Nations é a maior e mais prestigiada simulação da ONU do mundo. A HMUN conta com mais de quatro mil participantes de 50 países diferentes, que são selecionados através de um rigoroso processo de Application. O evento acontece em Boston (Massachusetts) e reúne os jovens líderes mais promissores de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA