SEC promove concurso de vídeos educativos com foco no protagonismo estudantil em tempos de pandemia

A Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, nesta quinta-feira (03), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para a 7º edição do concurso “Saúde na Escola – Promovendo a Educação para a Saúde”. O concurso é realizado no âmbito do Programa Educação Ambiental e Saúde, para a seleção de vídeos educativos produzidos por estudantes da rede pública estadual.

Neste ano, o concurso aborda o tema central: “O protagonismo estudantil contra o novo coronavírus – cuidando de si e dos outros em tempos de pandemia”. Com o objetivo de estimular o processo criativo e a conscientização sobre o tema, os conteúdos deverão ser produzidos por estudantes regulamente matriculados no Ensino Fundamental ou Ensino Médio de uma unidade de ensino da rede pública estadual.

As inscrições serão realizadas de 4 de junho a 3 de setembro de 2021. Neste período, as escolas irão realizar um processo de sensibilização e os estudantes interessados deverão elaborar um roteiro que servirá como referência na produção dos vídeos, com a orientação de um professor. Após a etapa de criação, a unidade escolar deverá enviar o material, com os documentos indicados no edital, para o Núcleo Territorial de Educação (NTE) ao qual está vinculada, para concorrer a etapa territorial. Cada NTE vai selecionar um vídeo, que segue como representante do território na etapa estadual, que contará também com um site para a votação popular. Os três primeiros projetos com o maior número de votos serão premiados. O resultado final será divulgado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), no dia 06 de dezembro de 2021.

Premiação

Na etapa territorial, cada estudante autor do vídeo selecionado pelo NTE receberá um tablet. No concurso estadual, os três primeiros projetos receberão dois notebooks por vídeo classificado, sendo um para um estudante autor e o outro para o professor orientador. As unidades escolares dos projetos premiados receberão um projetor multimídia. Além dos prêmios citados, todos os finalistas da etapa estadual receberão uma placa de menção honrosa, como forma de reconhecimento ao desempenho e ao trabalho pedagógico realizado.

Acesse o edital no Portal da Educação