TV Educa Bahia apresenta discussões sobre identidade e gênero e aprofunda temas do currículo escolar

A TV Educa Bahia vai apresentar, nesta semana, uma programação diversificada, aliando educação, cultura e aprendizagem. Durante todos os dias, a TV Aberta (canais: http://bit.ly/sintonizeEducaBahia) transmite videoaulas dos diferentes componentes curriculares e programas, em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, que prometem levar o telespectador a grandes aventuras no mundo do conhecimento. 

Assista também on-line: https://bit.ly/3uUfmJS 

Nesta semana, os estudantes poderão conferir diversos documentários e curtas, que foram selecionados para promover debates sociais, cultura e identidade. A série “Agbara Dudu” apresenta o episódio “Mãe Olga do Alaketu, uma Princesa de Ketu no Brasil”.  As cenas, dirigidas por Silvana Moura, retratam uma tradicional festa religiosa, apresentando a importância e trajetória de Mãe Olga para o candomblé e a cultura afro-brasileira. Vale assistir também aos filmes “Edmur e o caminhão”, “Imbilino vai ao cinema” e o documentário dirigido por Larissa Teixeira, “Além da norma”, que tem a proposta de discutir os estereótipos de gênero por meio da história de vida de pessoas que quebram com as regras estabelecidas sobre o que é ser homem e mulher. 

>> Veja a programação (https://bit.ly/3oJpvGX

Para aprofundar os conhecimentos nos conteúdos da matriz curricular, o programa “Videoaulas” reforça  os estudos de funções, divisão, revolução industrial, eletricidade, romantismo, advérbio, adjunto adverbial, romantismo, nutrição e estudos de solo. Outra opção é assistir às séries “Ciências para todos” , “Show da história”, “Tá ligado”, “Português daqui, Português de lá” e “Tecendo o texto”, que apresentam aos estudantes um formato lúdico para propiciar mais contato com as disciplinas.  

Durante todas as semanas a TV Educa Bahia traz aulas do Ensino Médio, de 8h às 10h30 (1° ano); das 10h30 às 13h (2° ano); e das 14h50 às 17h30 (3° ano). Para os estudantes do Ensino Fundamental são transmitidas aulas da faixa “Vamos aprender”. O 4 ° e 5° ano têm programação das 13h às 13h30; o 6° e 7° ano, das 13h30 às 14h10; e o 8° e 9° ano, das 14h10 às 14h50. 

Disponível na TV Aberta (canais: http://bit.ly/sintonizeEducaBahia) em todos os 27 Territórios de Identidade, a TV também pode ser assistida através do portal http://educabahia.ba.gov.br. No mesmo site é possível ver qual é a programação diária da emissora, com os horários e conteúdos exibidos. A iniciativa faz parte do conjunto de ações implementadas pelo Governo do Estado para o ano letivo 2020/2021, que estão sendo realizadas de forma 100% remota, nesta primeira fase. 

 Foto: Divulgação