Cadernos de Apoio à Aprendizagem auxiliam professores e estudantes na implementação do continuum curricular 2020/ 2021

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) já disponibilizou os Cadernos de Apoio à Aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, referentes à 2ª unidade. Os cadernos fazem parte de uma série de recursos educacionais elaborados pela SEC e que visam atender a todos os estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, incluindo os que não possuem acesso à internet, durante as aulas remotas do ano letivo 2020/21. Os cadernos podem ser acessados no Portal da Educação, no endereço https://bit.ly/2S7nmIS.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre a importância dos cadernos. “Os Cadernos de Apoio à Aprendizagem têm se consolidado como elemento estruturador para a organização pedagógica no ano letivo 2020 /2021 e a liberação do material relativo à segunda unidade letiva ajuda as escolas e os educadores a se planejarem melhor para as próximas semanas. Mas também é importante lembrar que os cadernos são recursos de suporte para o trabalho docente e não devem limitar ou constranger os professores na sua prática. E, principalmente, não devem ser vistos como ‘camisas de força’, de modo que se alguma turma não conseguiu vencer ainda as Trilhas da primeira unidade ou se o professor optou por outros percursos, isso não deve ser visto como um problema, a priori. Cada estudante tem seu ritmo e, principalmente nesta primeira unidade letiva, estamos todos nos adaptando a novos formatos, novas metodologias e novas rotinas”, destacou.
Os cadernos foram planejados e produzidos a partir de nove etapas, com uma sequência de atividades, com base nas competências e habilidades dos estudantes. Todo o material tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Referencial Curricular da Bahia (DCRB). Em um dos cadernos de Biologia da 1ª série do Ensino Médio, por exemplo, o assunto em destaque é “Matéria e energia”. Já em um caderno de Geografia, do 6º ano do Ensino Fundamental, são apresentados conteúdos sobre “Formas de representação e pensamento espacial”.
Recursos educacionais – Além dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, os estudantes também encontram no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) outros materiais pedagógicos para reforçar a aprendizagem, a exemplo dos Roteiros de Estudo e Pílulas de Aprendizagem. Para quem não tem acesso à internet, uma boa opção é assistir à TV Educa Bahia, que disponibiliza uma programação 24 horas por dia, de domingo a domingo, com conteúdos exclusivos da Educação. Durante todo o dia são transmitidas videoaulas dos diferentes componentes curriculares, além de lives, documentários e diversos programas em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho.

Foto: Ilustrativa