Estudantes irão expor 94 obras de artes visuais na Arena Fonte Nova

exposicao-do-ave-na-alba6 mostra-de-artes-visuais-estudantis-na-flica-foto-marcal-dutra-4

As experiências criativas dos estudantes da rede estadual retratadas em 94 obras estarão expostas na 9ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), dentro do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, de 21 a 23/11, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Encontro será aberto ao público, das 8h às 18h, e reunirá, ao todo, mais de 4 mil estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), que irão apresentar, ainda, projetos de ciência, esporte, cultura, empreendedorismo, inovação, tecnologia e de intervenções sociais.

Pelo AVE, o público visitante poderá conferir quadros, através dos quais os alunos revelam a sua percepção de mundo – seja pela vida cultural, social, política ou religiosa – que os cerca. Este projeto tem o objetivo de estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a va­lo­ri­zação das ex­pres­sões cul­tu­rais re­gi­o­nais, visando a am­pli­ação do co­nhe­ci­mento. Os estudantes que irão expor no Encontro Estudantil passaram por seletivas escolares e territoriais, durante o ano letivo de 2016.

A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, destaca o valor das obras finalistas do AVE. “Os nossos artistas apresentam autorretratos de sua vida estudantil, bem como revelam sua visão de mundo sobre tudo ao seu redor. Não há nada na natureza e na sociedade que escape da sensibilidade deles e eles apreendem o mundo em em preto e branco e em traços coloridos, mostrando a multidisciplinaridade da vida cultura e artística em pinturas que realçam temas diversos”.

Temáticas – Por caminhos distintos e usos de técnicas variadas, acrescenta a coordenadora, os estudantes, independente da linguagem artística, abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do mundo oriunda da natureza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as aves, as borboletas) e do cotidiano da vida social, das expressões de lugares reais e imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das expressões e manifestações culturais (negros, índios, mestiços, mulher, corpo e sedução).

Temas como a seca do Nordeste; o desmatamento; a violência contra a mulher, a temporalidade como expressão de vida; as diferenças sociais; a importância da leitura e a liberdade, em uma releitura nas artes visuais de Navio Negreiro, em comemoração aos 170 anos de Castro Alves, entre outros tantos, estarão estampados nos quadros de autoria dos estudantes, no Nível 6 da Arena, durante o encontro.

Artes visuais – Criado em 2008, o Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE) trata de um pro­jeto pi­o­neiro da Secretaria da Educação do Estado, de ca­ráter edu­ca­tivo, ar­tís­tico e cul­tural, en­volvendo es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos – EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico) da rede es­ta­dual, além de pro­fes­sores de Língua Por­tu­guesa, Arte e dis­ci­plinas afins, co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, di­re­tores das es­colas e dos Nú­cleos Ter­ri­to­riais de Edu­cação (NTE) e téc­nicos da Se­cre­taria.

CETEP Irecê promove Semana de Ciências, Cultura e Tecnologia

23172898_1973145589594868_8901273790507561727_n23172489_1973145962928164_4657801023371177424_n

A comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), a 478 Km de Salvador, no Centro Norte do Estado, está promovendo, até esta quinta-feira (9), a V Semana de Ciências, Cultura e Tecnologias. A atividade tem como tema “A Tecnologia na Sociedade Contemporânea” e marca a culminância dos projetos realizados na unidade escolar durante todo o ano letivo. A programação, aberta à comunidade, conta com palestras, oficinas, mesas redondas, gincana cultural e apresentações sobre os cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional ofertados pelo Centro.

A programação foi aberta, nesta terça-feira (07), na Praça Central da cidade, quando os estudantes realizaram apresentações culturais e prestaram serviços gratuitos. “O CETEP fica distante sete quilômetros do centro da cidade e nem todos conhecem nosso trabalho. Por isso, escolhemos a praça da cidade, para que a população tenha acesso aos serviços, conheçam nossos cursos e tudo que realizamos no CETEP. Tivemos aferição de pressão, glicemia, tipagem sanguínea, campanhas educativas sobre o Novembro Azul e a Febre Amarela, produção de mudas de plantas, entre outras atividades com o envolvimento de todos os nossos alunos”, explicou o diretor do CETEP Irecê, Carlos Ney Nascimento.

A turma de Valterluci Amado Félix, do curso técnico em Nutrição e Dietética, levou para o estande, bolos, tortas, pães e até panqueca, todos integrais, fabricados por eles para a apresentação, comercialização e degustação da população. Os futuros técnicos aproveitaram para dar dicas de alimentação saudável e formas de aproveitar melhor os alimentos. “Distribuímos, também, a mistura de água, bicarbonato de sódio e limão, explicando como é feita esta solução, que pode ser usada para regular o intestino e melhorar o PH do estômago. Gostei do projeto. É uma forma de apresentar nosso curso, nossas habilidades e tudo que estamos aprendendo em sala de aula”, pontuou a estudante.

Para chamar a atenção da população sobre o uso consciente do dinheiro, a equipe da estudante Giovanna Pires, do curso técnico em Administração, realizou uma enquete com perguntas para saber como as pessoas administram, gastam e se economiza dinheiro. Ao final, a turma prestava orientações de como é possível gastar conscientemente e até de como investir. “Foi uma atividade muito produtiva. Conversamos com a população, aplicamos tudo que estamos aprendendo no curso e falamos sobre formas de investimentos e empreendimentos. Aproveitamos para vender alguns produtos e todos gostaram da iniciativa”, concluiu.

III Encontro Territorial dos Líderes de Classe – NTE 01

30_10_2017_17_01_06 img_20171018_114410333 img_20171018_114438357 img_20171018_155702335

O III Encontro Territorial dos Líderes de Classe do Território de Identidade de Irecê – NTE 01 aconteceu no dia 18 de outubro do corrente ano com a temática: Relação étnicos raciais, “Juventudes que Transformam: “Resistência e Ancestralidade”, o encontro começou às 7h30 com um delicioso Coffee Break, após, a abertura oficial foi feita pelo Diretor do NTE 01, Profº Clendson Barreto e CODEB, Profº Carlos Adolfo.
De acordo com a programação do folder, abrindo os trabalhos, uma linda apresentação de um grupo de dança do CETEP, que se apresentou lindamente, trazendo arte, beleza e descontração para o evento.
Após, o aluno Ithany Felipe, do Col. Est. João Durval Carneiro de São Gabriel, líder de classe por três anos, relatou de forma extraordinária e magnifica a sua bela trajetória como líder de classe contagiando a todos com a sua oratória, demonstrando carisma, segurança, clareza, espontaneidade e simplicidade.
Na sequência, para discutir o tema do encontro, formou-se uma mesa redonda, composta pelo líder Ithany Felipe, o diretor do Núcleo, Profº Clendson Barreto e um convidado especial, César Damásio, Cientista Social pela UFRB e mestrado pela PPGSC, o mesmo falou sobre diversidade e preconceito, com foco nas comunidades quilombolas.
À tarde, aconteceram as apresentações dos planos de ação pelos líderes de classe, enviados anteriormente para o núcleo, os quais foram avaliados e escolhidos 5 (cinco) para apresentação e premiação, com medalhas e brindes (livros).
Os premiados, do 1º ao 5º lugar foram: João Durval Carneiro (São Gabriel), CEEP (Xique-Xique), Col. Est. José de Souza Machado (Central), Col. Est. Carolina Almeida Lopes (Jussara) e Col. Est. Maria Quitéria (Gentio do Ouro).
Encerrou-se o evento com uma avaliação escrita e um delicioso lanche saboreado, ao som, voz e violão de Roberta Gêa, aluna do Col. Modelo de Irecê com muitos aplausos.

Secretaria da Educação abre inscrições para mais de 2 mil vagas de cursos de qualificação pelo PRONATEC

ceep-irma-dulce-048

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abriu, nesta quarta-feira (25), as inscrições para 2.455 vagas de cursos de qualificação pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) par a capital e interior do Estado. Os cursos, da modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), são voltados para estudantes dos Ensinos Fundamental I e II (completo e incompleto) e Médio (completo e incompleto), além de pessoas que já fizeram outros cursos pelo PRONATEC, a exemplo de trabalhadores e mulheres em estado de vulnerabilidade. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) até o dia 3 de novembro.

Dentre os cursos ofertados, destacam-se: programador WEB, cuidador de idoso, microempreendedor individual, mestre de obras, instalador e reparador de redes de computadores, agente cultural, recreador cultural, organizador de eventos, auxiliar de laboratório de saúde, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, espanhol aplicado a serviços turísticos, inglês intermediário, confeiteiro, editor de vídeo, assistente financeiro, fotógrafo, maquiador e recepcionista.

As vagas estão distribuídas nos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhas da rede estadual localizados nas cidades de Capim Grosso, Ipirá, Riachão do Jacuípe, Gandu, Valença, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Candeias, Dias D´avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Juazeiro, São Domingos, Serrinha e Bom Jesus da Lapa.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, disse que esta é mais uma das ações da Secretaria da Educação do Estado voltadas à qualificação e inserção dos jovens e trabalhadores ao mundo do trabalho. “Ao todo, a rede deverá ofertar quase 15 mil vagas de cursos de qualificação pelo PRONATEC. Para isto, contamos com a parceria de órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria de Turismo (SETUR), as Voluntárias Sociais, Bahia Pesca e diversas instituições do campo da cultura, como a Escola de Dança da Fundação Cultural”, afirmou.

Matrícula – A matrícula será realizada no período de 8 a 13 de novembro, na unidade de ensino para o qual o estudante se inscreveu e concorreu à vaga. No ato da matrícula serão exigidas cópias de CPF, RG, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou histórico escolar e comprovante de conta corrente de qualquer banco ou conta fácil do Banco do Brasil, aberta em nome do estudante. O programa prevê o pagamento de auxílio transporte e alimentação de R$ 15 por dia frequente, sendo realizado o cálculo ao final de cada mês. A aula inaugural está programada para o dia 13 de novembro.

Veja a relação de cursos e número de vagas por municípios no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Inscrição aberta para a 8ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

OBMA

Participar da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é rápido e fácil. Se você é professor (a) e já possui o seu cadastro, para fazer a inscrição basta inserir seu CPF, senha e clicar em NOVO TRABALHO para inscrever seus projetos. Tenha em mãos as informações necessárias ao
preenchimento antes de inseri-las no sistema de cadastro. Este procedimento facilitará o processo e evitará erros. Caso ainda não seja cadastrado, você pode inserir seus dados AQUI.
Confira AQUI o regulamento da 8ª edição da Obsma e veja o que é preciso para inscrever um trabalho nas modalidades produção audiovisual, produção de texto eprojeto de ciências. Caso ainda não conheça a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e esteja interessado(a) em participar, são apenas algumas etapas a cumprir para a inscrição do trabalho:
1. Entrar na área de cadastro. A área de cadastro está localizada na parte superior direita da página principal do site. Link para novo cadastro AQUI e link para quem já é cadastrado AQUI.
2. Preencher os campos com os seus dados pessoais. Insira as informações corretamente, em especial o e-mail, para que não tenha problemas de acesso no futuro. Volte para a página inicial.
3. Ao retornar à página inicial, faça o login. A área de acesso para quem já está cadastrado está AQUI. Você terá a opção DADOS PESSOAIS, onde poderá alterar suas informações de cadastro. Logo abaixo, clique em NOVO TRABALHO para inscrever seu trabalho na edição corrente da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
4. Localizar a sua escola no sistema de cadastro. É necessário que a escola esteja cadastrada no INEP. Para realizar a busca pela escola no formulário de inscrição, utilize palavras-chave. Por exemplo, em vez de procurar por “Escola Estadual Gota de Chuva”, procure apenas por “Gota” ou
“Chuva”. Nós utilizamos o banco de dados do INEP e caso a sua escola não apareça na listagem, por favor entre em contato, relatando o seu problema através do e-mail olimpiada@fiocruz.br .
5. Cadastrar aqueles que também participaram do projeto: seus alunos. É primordial que as informações sobre os estudantes sejam verdadeiras, caso contrário o trabalho poderá ser desclassificado. Tenha em mãos os dados corretos porque, uma vez feita, a inscrição não poderá ser alterada.
6. E, por último, é a vez de inscrever o trabalho. O ideal é que se tenha em mãos todos os dados necessários para o preenchimento antes de fazê-lo. Veja quais informações são solicitadas em produção audiovisualprodução de texto e projeto de ciências.
Pronto! Você já está inscrito e o seu trabalho também. Agora é mobilizar a escola e avisar a família para acompanhar o seu progresso na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente.
IMPORTANTE: 
Para enviar o material físico relacionado ao trabalho inscrito, por favor observe a sua regional correspondente. O município onde está a sua escola vai definir a regional para onde você deve enviar o material. A lista das regionais da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente pode ser acessada NESTE LINK. Não deixe para enviar esse material de última hora. No regulamento consta o prazo para envio de materiais.
Todas as informações sobre trabalhos premiados são fornecidas aqui no nosso site e nas redes sociais da Olimpíada, portanto observe regularmente essas fontes. Mantenha o seu e-mail sempre em dia, porque toda a nossa comunicação no processo de avaliação se dá através desse meio. Certifique-se de que o e-mail da Olimpíada (olimpiada@fiocruz.br) esteja cadastrado na sua lista de contatos, para não cair na pasta de SPAM.

Mostra de Projetos de Intervenção Social 2016.1 do CETEP IRECÊ

cetep

Acontecerá nesta terça-feira dia 02 de Agosto de 2016 a Mostra de Projetos de Intervenção Social 2016.1 do CETEP IRECÊ, organizado pelo corpo docente e discente dos Cursos Técnicos (Análises Clínicas e Enfermagem-turmas concluintes no semestre 2016.1).

Desde já convidamos a todos para participar das atividades.

Local: Auditório do CETEP Irecê

Data: 02/08/2016

Horário: Das 13:30 às 17:00 e das 19:30 às 22:00 horas.

O CETEP faz parte da Rede Pública Estadual de Educação da Bahia e localiza-se no Km 04 da estrada da antiga ESAGRI-Fazenda Baixão, Bairro Baixão de Sinésia, Irecê-Ba.
Contatos: (74) 3641-5062, E-mail: cetep.irece@educacao.ba.gov.br, Fan page: https://www.facebook.com/ascom.irece

Virtual Educa: Bahia deve sediar evento internacional de Educação

IMAGEM_NOTICIA_5

A Bahia deve sediar, em 2018, um dos maiores eventos internacionais de educação, o Virtual Educa, que reúne projetos inovadores no campo da educação e da formação profissional. Representando o Brasil, o Governo do Estado apresentou aos organizadores do projeto as condições de infraestrutura e os atrativos baianos. O governador Rui Costa se reuniu com representantes da organização no final da tarde desta quinta-feira (28) e, ao lado dos secretários da Educação, Walter Pinheiro, do Turismo, José Alves, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, demonstrou o interesse da Bahia com o tema. O evento é realizado a cada ano em um país membro da Organização dos Estados Americanos (OEA). Para 2018, um dos temas escolhidos é o da imigração e os fluxos migratórios ao redor do mundo. “Consideramos que deve se realizar na Bahia por muitas razões. O multiculturalismo que norteia a globalização, com diversidades de matrizes e valores, está no Brasil, de uma maneira geral, e na Bahia mais especificamente”, disse o secretário geral do Virtual Educa, José María Antón.  “Muitas das iniciativas que integram tecnologia e educação já são utilizadas na Bahia com sucesso, temos muitas dessas referências e já nos apresentamos como um polo importante nesse sentido. Além de que essa pode ser a primeira vez que o continente africano participa do Virtual Educa, então nada mais justo que o nosso estado tão rico em referências e heranças da África receba este encontro”, defendeu o secretário da Educação Walter Pinheiro.

OAB-BA e Secretaria da Educação do Estado promovem Seminário sobre Direitos Humanos

IMAGEM_AGENDA_5

A Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e a Secretaria da Educação do Estado promovem nesta quinta-feira (28) o Seminário sobre Educação em Direitos Humanos e os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento ocorrerá entre 8 e 12h no auditório da OAB-BA, na Rua Portão da Piedade, Centro de Salvador. O evento tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre a trajetória histórica dos Direitos Humanos e os desafios na implantação e implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento contará com a participação do coral da Neojibá e com a apresentação do projeto “A OAB Vai à Escola: um breve relato das ações nas escolas da rede estadual de ensino”.
Serviço:
O que: Seminário Educação em Direitos Humanos e os 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o lançamento da 3º edição da Cartilha A OAB vai à Escola.
Quando: Quinta-feira (dia 28)
Horário: 08h
Onde: Auditório da OAB, em Salvador

ATENÇÃO SENHORES CANDIDATOS DO PROCESSO SELETIVO REDA PARA PROFESSOR DO ESTADO DA BAHIA

ATENÇÃO SENHORES CANDIDATOS DO PROCESSO SELETIVO REDA PARA PROFESSOR DO ESTADO DA BAHIA

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Função Professor da Educação Básica e Ensino Profissional

 

O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e considerando o contido na Portaria nº 4882/2016, publicada no Diário Oficial de 14 de maio de 2016, que tornou pública a classificação geral do Processo Seletivo Simplificado para as Funções Temporárias constantes no Edital nº 001/2015, excluídos os candidatos já convocados pela classificação Função/Disciplina/Município da Educação Básica e Território/Eixo/Subeixo da Educação Profissional;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º- Ficam convocados os candidatos, por ordem de Disciplina ou Eixo/Subeixo, a fazer opção por município(s) de sua preferência de atuação de acordo com o Quadro de Vagas do Anexo I, que se encontra à disposição na sede do Núcleo Regional de Educação – NRE 01, situado na Praça Francisco Marques Dourado,s/n – Centro, ou no site do Diário Oficial do Estado da Bahia www.egba.ba.gov.br

 

Os candidatos que participaram do Processo Seletivo 001/2015, favor analisarem a publicação do Diário Oficial de 21/06/2016, ou comparecerem com brevidade na sede do núcleo.

 

Atenciosamente,

 

Clendson Rodrigues Barreto

DIRETOR DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO TERRITÓRIO DE IRECÊ – NRE 01

                                                 Tel – (74) 3641-8650  site nre01@educacao.ba.gov.br

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) começam em abril

Co­meçam em abril os Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica (Jerp), re­a­li­zado pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia. A no­vi­dade, este ano, é a uni­fi­cação do ca­len­dário do Jerp com o dos Jogos Es­co­lares da Ju­ven­tude (JEJ), pro­jeto na­ci­onal do Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC). “Com isso, os alunos da rede es­ta­dual irão dis­putar a etapa na­ci­onal do JEJ, jun­ta­mente com os alunos da rede par­ti­cular, no se­gundo se­mestre”, co­me­mora José Fer­nandes Lima, co­or­de­nador de Edu­cação Fí­sica e Es­porte Es­colar da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado.
 Fotos: Clau­di­onor Jr. Ascom/Edu­cação
A uni­fi­cação dos ca­len­dá­rios es­por­tivos para os es­tu­dantes está na pauta das dis­cus­sões do 1º En­contro de Ar­ti­cu­la­dores do Jerp 2016, que acon­tece no Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT) até sexta-feira (01/04), com a par­ti­ci­pação de re­pre­sen­tantes dos 27 Nú­cleos Re­gi­o­nais de Edu­cação (NRE). O evento visa ca­pa­citar e ori­entar os ar­ti­cu­la­dores do Jerp sobre a or­ga­ni­zação dos jogos nas es­colas. A mo­bi­li­zação nos co­lé­gios es­ta­duais, aliás, está a todo vapor. No NRE 01 (Irecê), o ar­ti­cu­lador Claudio dos Santos contou que a adesão é de 100%, com a par­ti­ci­pação dos 30 co­lé­gios da ci­dade. “O Jerp fo­menta o es­porte es­colar vi­sando a for­mação com­pleta do es­tu­dante, es­ti­mu­lando-o ao res­peito às re­gras, à dis­ci­plina, à in­te­gração entre os alunos e ao es­pí­rito co­le­tivo”.
O es­porte faz parte do cur­rí­culo es­colar. “Todas as ati­vi­dades li­gadas à cul­tura cor­poral têm que estar, cada vez mais, in­se­ridas nos cur­rí­culos, con­si­de­rando as es­pe­ci­fi­ci­dades re­gi­o­nais e as ne­ces­si­dades de cada es­tu­dante”, afirma a di­re­tora de Cur­rí­culo e Ino­va­ções Pe­da­gó­gicas da Se­cre­taria da Edu­cação da Bahia, Val­di­rene Oli­veira Souza. A ar­ti­cu­la­dora do NRE 26 (Sal­vador), Adriana Silva, re­força: “Es­tamos tro­cando as nossas ex­pe­ri­ên­cias em re­lação aos Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica para que o pro­jeto, cada vez mais, opor­tu­nize o co­nhe­ci­mento da cul­tura cor­poral nas mais va­ri­adas mo­da­li­dades es­por­tivas”.
Jerp – Os Jogos Es­tu­dantis da Rede Pú­blica (Jerp), pro­jeto de­sen­vol­vido pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, por meio dos 27 Nú­cleos Re­gi­o­nais de Edu­cação, tem o ob­je­tivo de for­ta­lecer a cul­tura cor­poral e as prá­ticas es­por­tivas no cur­rí­culo da Edu­cação Bá­sica, tendo como prin­cí­pios a di­ver­si­dade, a ética, a in­te­gração, a so­ci­a­li­zação, a in­clusão, a par­ti­ci­pação, a co­o­pe­ração, o re­gi­o­na­lismo e a eman­ci­pação. Em 2015, par­ti­ci­param do Jerp 358 mu­ni­cí­pios, 894 es­colas da rede pú­blica e 125.184 es­tu­dantes, além de 3.419 pro­fes­sores en­vol­vidos. Para este ano, a ex­pec­ta­tiva, se­gundo José Fer­nandes, é que par­ti­cipem 150 mil alunos da rede es­ta­dual.